Enquanto isso, no governo tucano...

domingo, 20 de março de 2011

Sua Dúvida

Bom Dia!!!
Fiquei sem net um tempo, e por isso tive de abandonar o blog...
Bom, mas agora estou de volta anunciando um novo quadro: O Sua Dúvida.
Funciona Assim:
Bom, como sempre eu recebo por e-mail dúvidas de leitores, e respondo, decidi postar a pergunta seguida da resposta, para que outras pessoas que possam ter a mesma dúvida também possam esclarecê-la.
Aí vai a primeira pergunta:

Pergunta: Ola cara gostei mto do seu blog e como vc tenho vontade de ser da Policia Civil mais especificamente do GARRA...
Minha duvida é quais sao as etapas que se faz na Policia Civil para entrar no GARRA.
Obrg abraço, 
J.R (j******@hotmail.com)
Resposta:
Olá Jean, tudo bem?
Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios, eu criei este blog com o intuito de ajudar pessoas como você e eu, que tem o seu sonho policial.
Bom, as etapas na polícia civil, são as seguintes:
-O concurso, é o básico, composto por duas provas escritas, sendo uma objetiva, e outra escrita, ou dissertativa; mais os testes físico, psicológico, onde seram avaliadas suas condições para o provimento do cargo, e por último, a ACADEPOL - Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra", onde você fará um curso, geralmente com duração que varia entre 4 a 6 meses, na cidade de São Paulo - SP.

Após aprovado em todas as etapas do concurso a da acadepol, você tomará a posse do seu cargo, e será lotado em alguma delegacia, dependendo da necessidade e da distribuição das vagas, e lá deve permanecer por um periodo mínimo de 03 anos, a título de adquirir experiência, e então poderá pleitear uma vaga em algum departamento ou equipe especializada, que pode ser o GARRA - Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos; ou o GOE - Grupo de Operações Especiais, ou outros.
Após o período de experiência, você faz a inscrição e,m alguma equipe, e quando surgir vagas, poderá ser chamado, então você será submetidos a alguns testes, e se aprovado, poderá ingressar na equipe.

Espero poder ter ajudado mais um futuro policial,
Fico muito grato, e lisonjado por tê-lo como meu leitor,
e volte sempre ao blog, ah, e não se esqueça dos comentários..

Leandro
Lei, Ordem e Progresso



41 comentários:

  1. Nesse tempo exatamente de 4 a 6,meses que vce estuda na ACADEPOL,vc estuda basicamente o que?
    e vc ja começa a receber seu salrio normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Materias inerentes ao cargo policial como, medicina legal, investigação policial, organização cartorária(p/ escrivães de policia), abordagem policial, armamento e tiro, legislação (CP, Extravagantes e outras), papiloscopia, inteligência policial e outras matérias e treinamentos de situações do dia a dia. E vc geralmente só recebe salario nos últimos 2 meses de curso devido a demora burocrática das formalizações.

      Excluir
  2. É isso ai Leandro, parabéns pelo Blog, está dez.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, parabéns, aqui encontrei as respostas de algumas dúvidas com riqueza de detalhes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. olá pessoal!bem eu queru ser policial civil e adimiro os grupos de elite tanto o GOE quanto o GARRA.
    eu almejo chegar um dia a ser um pc do GARRA..mas eh dae q veem minha dúvida:se eu presto concurso pra atendente de necrotério ou auxiliar de necrópsia,passando por todas as etapas do concurso e concluindo o
    curso de formação na ACADEPOL..após 3 anos de policial num destes cargos citados,eu tenhu chance de conseguir entrar no GARRA ou GOE?nao precisaria ser do cargo de investigador pra issu?pode qualquer cargo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigao, não precisa desse tempo todo não. Após você tomar posse do cargo, já poderá se voluntariar para tais grupo, porém devo avisar que o ideal é você manter contato com algum policial de lá, pedirbpara conhecer a unidade e quem sabe acompanha-los em alguma diligência. Sei disso porque possuo amigos e parentes dentro do GOE DECAP. Obs: qualquer um dos 23 cargos dentro da polícia civil (tanto a judiciária como a científica) podem ingressar em tais grupos.

      Excluir
  5. O Goe faz a mesma coisa que o garra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não cada cargo tem sua especialidade o GOE é o Grupo de Operações Especiais da polícia Civil e sua atribuição é entrar nas matas e procurar pessoas desaparecidas, perdidas ou bandidos que entram lá para se esconder, são treinados para saber saltar de pára-quedas e sabem fazer rapéu e estão preparados para atuar em situações diferentes das cotidianas da polícia.
      O GARRA é o Grupo Armado contra Roubos e Assaltos, é também da polícia civil e atua nos roubos à Bancos, residências mas com muitos indivíduos armados etc o GARRA fica com as tarefa mais Pesada

      Excluir
    2. Uma pergunta mulher entra pra GARRA??

      Excluir
    3. O cara ali encima falou asneira.
      O GOE atua diretamente em operações de interesse de suas respectivas delegacias (DECADE ou DECAP). Quem atua em resgate de pessoas perdidas em matas é o COE da Polícia Militar. O GOE não possui treinamento em matas e atua mais no combate ao tráfico e cumprimentos de mandados de busca e apreensão/capturas.
      Já o GARRA (DEIC), por sua vez é responsável mais por crimes contra o patrimônio, porém algumas vezes também atua no combate ao tráfico de drogas.
      Em resumo, o GOE possui uma abrangência maior em diligências, podendo atuar tanto no combate ao tráfico de drogas como no combate à roubos.

      Excluir
  6. O Goe faz a mesma coisa que o garra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não...São de atuações diferentes e departamentos diferentes... Enquanto o GOE é do DECAP ou DECADE, o GARRA é do DEIC. Ao meu ver, o GOE possuí a capacidade de exercer a função do GARRA porém o GARRA já não é capaz de atuar como o GOE.

      Excluir
    2. Resumindo o GOE atende a cidade de São Paulo, e o GARRA (DEIC) a todo o estado de SP ,basicamente esta é a diferença,pois na prática ambos atuão de forma parecida contra o crime !

      Excluir
  7. Onde faço o concurso ? Onde me escrevo ?

    ResponderExcluir
  8. Onde faço o concurso ? Onde me escrevo ?

    ResponderExcluir
  9. Qual é a idade mínima pra entrar no garra ????

    ResponderExcluir
  10. Qual é a idade mínima pra entrar no garra ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem uma idade mínima mas é demorado o seletivo interno... Entra quem tem contato lá dentro...

      Excluir
  11. Quando abre as inscrições para a pc de sp de 2016?

    ResponderExcluir
  12. Desculpa mas não tem essa de "período de experiência" dentro da PC...Isso é coisa de Mike... Para entrar para o GOE, basta você ter tomado posse do cargo e se candidatar ao GOE, porém é quase impossível de entrar, já que os grupos existentes já estão fechados... Você só entra mesmo se conhecer alguém lá dentro, que te "puxe" para o GOE ou GARRA...Minha mãe é amiga do Dr. Alexandre, piloto do GRUPO 30 (DELTA) do GOE DECAP e ele mesmo me falou isso... Inclusive, para entrar no GOE não precisa ser somente agente, investigador ou delegado, qualquer cargo lá dentro já é possível...

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Estive olhando seu blog no qual me interessei bastante.
    Me chamo Letícia e tenho 19 anos, prestes a 20; e ainda tenho algumas duvidas...
    gostaria de prestar pp policia... eu poderia ocupar o cargo no goe, garra? Sendo pp trabalhar na rua?
    Qual seria o melhor caminho? Qual o seu conselho pp mim?

    ResponderExcluir
  14. fotográfo, desenhista, papiloscopista, também pode entrar para o GOE??

    ResponderExcluir
  15. Poder pode, mas é preciso pedir autorização para desvio de função para o diretor do IML central (Clínicas), dai ele verá se há a disponibilidade de cargos em alguma delegacia. Havendo a disponibilidade, ele te encaminhará à delegacia referente e lá você prestará o serviço ao qual for designado (investigador, agente, escrivão, etc.) porém na folha salarial você continuará como Policial Científico. Uma vez estando com o desvio de função autorizado, você pode se candidatar aos grupos desejados, porém já vou avisando que é muito difícil de conseguir entrar, na maioria das vezes só entra quem já conhece alguém lá dentro...

    ResponderExcluir
  16. Olá, queria saber se a possibilidade de uma mulher entrar para o GOE/GARRA e de preferência como delegada? Se sim, como devo fazer? Quais caminhos seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delegada é um concurso diferente somente para area e deve ter formação academica em direito.

      Excluir
  17. quantos metros de altura o homem precisa para ser da pm? a pessoa precisa estar na pm para entrar no goe?

    ResponderExcluir
  18. Como Agetel poderei me inscrever no Goe ou Garra?

    ResponderExcluir
  19. de qualquer cargo de delegacia, para um cargo do GOE/GARRA, o salário muda??
    para seguir uma carreira policial, é melhor prestar o primeiro concurso para um cargo mais simples, tipo, fotógrafo tecnico pericial, auxiliar de papil. auxiliar de necroterio, ou algo do tipo??...
    um site confiável e bom para comprar apostilas para estudar?

    ResponderExcluir
  20. agente da policia civil pode ser do G.E.R ?

    ResponderExcluir
  21. Pode tirar minhas dúvida ? Quero sabe como faço para entra na GOE.

    oque precisa ?

    Como consigo entra?



    Como faço pra entra ?

    Qual curso que precisa ?

    Pessoas com tatuagem eles aceita?

    E me diz onde devo ir pra fazer o concurso ?

    Onde faço as matrículas ?




    Obs: essa conta e da minha namorada pq a minha tá comprovaram pra entra sou homem . Quero tirar essas dúvida . Tenho 23 anos , 1,75 de altura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro você deve tomar posse do seu cargo na Policia Civil após passar no concurso, curso seria seu nível de ensino conforme a vaga que você escolheu exigindo nível médio ou superior ou superior específico, tatuagens pode ter sem problemas na PCSP, só prestar o concurso ae depois você pensa no GOE entre primeiro! Abraços

      Excluir
  22. Boa tarde! Para entrar no GER (Grupo Especial de Reação), pode fazer parte da polícia científica (cargos como fotógrafo, desenhista) ou tem que ser agepol, agetel, etc?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  23. parabéns irmão gostei muito do blog tirou todas minhas dúvidas desde já obrigado por ajuda tirando nossas dúvidas. A tenha um dúvida tenho tatuagem no braço tem algum problema eu vou presta o concurso no ano de 2019 o você acha que tem algum problema

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo blog!
    Assim como a maioria aqui eu tbm plenteio uma vaga no GOE. A duvida q eu tinha em princípio foi sanada q era em relação ao cargo prestado na PC, ou seja, indiferenre do cargo q assumi após a acadepol, estaria "apto" a concorrer a uma vaga no GOE, estou certo? Durante 5 anos fiz parte de uma unidade GLO do Exército como 3°Sargento, vc acha q isso poderia ter algum peso positivo para pleitear o GOE?
    Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhum problema desde que não seja uma tatuagem que mostre de alguma forma violencia.

      Excluir
  25. Parabéns pelo blog!
    Assim como a maioria aqui eu tbm plenteio uma vaga no GOE. A duvida q eu tinha em princípio foi sanada q era em relação ao cargo prestado na PC, ou seja, indiferenre do cargo q assumi após a acadepol, estaria "apto" a concorrer a uma vaga no GOE, estou certo? Durante 5 anos fiz parte de uma unidade GLO do Exército como 3°Sargento, vc acha q isso poderia ter algum peso positivo para pleitear o GOE?
    Abracos.

    ResponderExcluir